Iniciativas que focam na necessidade de políticas e em esforços de defesa para ampliar acesso a direitos e apoiar o envelhecimento saudável, a participação e a cidadania ao longo da vida.
Em Carapicuíba, São Paulo, a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, tem como objetivo oportunizar a longevidade digna por meio da socialização, participação social, manutenção da autonomia, promoção da vitalidade, valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas (advocacy, cidadania, representação em conselhos de direitos e redes). O trabalho social embasa a produção de conhecimento e é referência no setor e de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e suas famílias.
Em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, o Instituto Metropolitano de Profissionalização, Arte, Cultura e Oportunidades – Impacto abarca em seus projetos linhas de ações programáticas voltadas à garantia dos Direitos Humanos e Socioassistenciais. Buscando promover o empoderamento pessoal e cidadão, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o protagonismo dos usuários, Além de diversos projetos sociais, a equipe do Instituto Impacto busca realizar ações e atividades de Controle Social que fortaleçam o Sistema de Garantia de Direitos – SGD, participando dos Conselhos setoriais e propondo ações de mudança social.
Em São Paulo capital, o Fórum Amigo da Pessoa Idosa Vila Mariana tem como objetivo principal esclarecer, divulgar e debater as políticas públicas e os direitos da pessoa idosa, bem como incentivar a participação social na construção do envelhecimento digno para todas as pessoas.
Em São Paulo, o OLHE Observatório da Longevidade Humana é uma organização de interesse social que se propõe a contribuir com a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida das pessoas idosas. É formado por uma equipe multiprofissional especializada no estudo do envelhecimento humano e desenvolve atividades nas mais diversas áreas de cuidado, assistência e defesa dos direitos das pessoas idosas. Dissemina conhecimento qualificado e atualizado das questões que envolvem a longevidade e suas implicações na vida social, pública e individual. Atua com ações destinadas aos profissionais, pessoas idosas, familiares e gestores públicos.
Em Salvador, na Bahia, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) é um serviço docente/assistencial de média/alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento especializado na área de geriatria e gerontologia, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Atua como campo de estágio e pesquisa, além de ofertar discussões de casos e ações técnico-pedagógicas. Também contribui para a formulação e implementação de políticas públicas em gerontologia.
Em Teófilo Otoni, Minas Gerais, o Instituto Ie3p presta assessoria e consultoria no desenvolvimento de políticas públicas. Atualmente está desenvolvendo o Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa do município de Teófilo Otoni-MG e implementará a Plataforma de Monitoramento do Diagnóstico.
Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil