O Lab Nova Longevidade, em colaboração com Ashoka, Instituto Beja e Itaú Viver Mais, convida você a explorar e se surpreender com o Ecossistema de Inovação Social em Longevidade.
Mapeamos cerca de 400 iniciativas em todas as regiões do Brasil e 62,3% delas já possuem 5 anos ou mais de atuação. E, apesar de termos acessado metrópoles e sertões, esse relatório é apenas nossa primeira expedição, tateando ações e corações, no potente ecossistema que se estrutura para repensar o envelhecimento no Brasil.
A partir dele, esperamos contribuir para conectar atores e setores, compartilhar aprendizados, promover mudanças exponenciais e cocriar a Nova Longevidade com que sonhamos.
Acesse as análises e principais aprendizados do Mapeamento 2024 e aproveite para conferir os 06 conselhos dados pelo Cérebro Nova Longevidade ao Ecossistema com base em todos os dados analisados nesse estudo.
O Cérebro Nova Longevidade é uma IA especialista em Longevidade treinada pelo time global de Nova Longevidade da Ashoka com conteúdo altamente relevante e confiável.
Conheça o perfil das iniciativas mapeadas considerando seu estado, setor, natureza, tempo de atuação e pessoas diretamente impactadas.
Explore as áreas de contribuição para inovação e aderências com o paradigma de Nova Longevidade e seus temas principais:
• Conexão Social e Colaboração Intergeracional • Combate ao Idadismo e Novas Narrativas • Novos Modelos de Saúde e Cuidado • Novas Formas de Contribuição e Trabalho
Foi feita análise de conteúdo das respostas de participantes de todos os setores. Emergiram seis temas principais que o ecossistema identifica como barreiras para que as pessoas possam seguir contribuindo para uma sociedade participativa e equitativa para todas as idades:
• Desigualdades Acumuladas ao longo da Vida • Educação • Acesso a Saúde de Qualidade • Mobilidade e Participação • Garantias à Cidadania • Cultura Jovem-cêntrica
Foram identificadas contribuições para engajamento cultural, conexão social, encontros intergeracionais, inclusão digital, propósito, aprendizado contínuo, desenvolvimento pessoal e profissional e oportunidades de geração de renda para as pessoas idosas. Essas contribuições em 30 oportunidades de ação.
Perguntamos a 17 atores-chave do ecossistema: que precisa acontecer para que a sociedade crie mais demanda por iniciativas como essas, que viabilizam e valorizam as contribuições de pessoas detodas as idades?
As respostas foram transcritas e analisadas pelo “Cérebro Nova Longevidade”, que sintetizou as ações necessárias para que se crie mais demanda por este tipo de iniciativa na sociedade brasileira.
A partir de entrevistas em profundidade com 17 atores, o mapeamento conheceu as perspectivas de diferentes setores que, juntas, indicam frentes onde o ecossistema de longevidade vem avançando e pontos que demanda mais inovação, colaboração e investimentos.
Quando perguntados sobre o que impede ou contribui para que as pessoas se mantenham saudáveis, independentes, produtivas e em constante desenvolvimento ao longo da vida para que possam seguir colaborando com uma sociedade equitativa e participativa para todas as idades, os participantes do mapeamento apontaram tanto barreiras relacionadas aos indivíduos (falta de propósito e não adoção de estilos de vida saudáveis) quanto barreiras ligadas às desigualdades socioeconômicas, educação, saúde, ambientes e infraestrutura, políticas públicas e cultura.
O Mapa Interativo reúne todas as iniciativas válidas inscritas no mapeamento, com filtros para região do Brasil, estado, setor e identificação com frentes dedicadas a repensar saúde e modelos de cuidado, formas de participação e trabalho, conexão intergeracional e propósito e novas narrativas e combate ao idadismo. O Mapa Interativo tem como objetivo facilitar a busca e dar visibilidade a essas iniciativas.