Iniciativas que promovem meios para registro e disseminação da história de vida das pessoas idosas, reconhecendo seu valor individual e contribuição para as futuras gerações.
Sediada na cidade de São Paulo, a e-Editora é um negócio de Impacto Social que produz e-books sobre a história dos bairros da cidade de São Paulo, pelo olhar de quem mais viveu neles, os cidadãos 80+. O primeiro da série é sobre o Sumaré. O propósito da série é colaborar para criar uma cultura de respeito e valorização das pessoas idosas, estimular o senso de pertencimento, o cuidado com o entorno, o meio ambiente e a qualidade de vida e autoestima dessa população, além de contribuir para o registro do patrimônio cultural e histórico da cidade. Os bairros abordados nos e-books ganham ainda exposições fotográficas nas estações do metrô. A e-Editora também é responsável pela coletânea Avós & Netos, com duas edições impressas e disponibilizadas gratuitamente em formato online.
Em Holambra, São Paulo, a startup Da Capo visa democratizar o acesso à biografia para mais pessoas. Trabalhar a própria história de vida não só aumenta o autoconhecimento e o bem-estar, como também ajuda a romper com a solidão entre pessoas idosas ao possibilitar que compartilhem suas histórias. Relatar a própria trajetória permite que a pessoa valorize o caminho percorrido durante a vida, oferecendo significativos benefícios para o bem-estar e a saúde mental em um momento delicado do envelhecimento e da perda de referências.
Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil