Por meio de campanhas de conscientização e defesa de políticas, essas iniciativas buscam eliminar o estigma e a discriminação relacionados à idade, promovendo a igualdade de oportunidades e tratamento justo para pessoas de todas as idades.
Em São Luis, no Maranhão, o Projeto EnvelheSER desenvolve ações de qualidade de vida e dignidade para pessoas com mais de 60 anos de idade, através de campanhas de conscientização, ações de mobilização social e eventos, pautado por teorias como envelhecimento ativo, envelhecimento satisfatório, envelhecimento digno, entre outros. Tem como objetivos: estimular atividades e experiências que atribuam sentido à vida da pessoa idosa; desenvolver campanhas educativas de combate ao etarismo, direitos e qualidade de vida 60+; implantar ações sociais voltadas ao envelhecimento saudável e com qualidade de vida; coletar narrativas e construir exposições sobre demandas subjetivas das pessoas idosas; organizar práticas de lazer e bem-estar voltadas ao público 60+; elaborar cartilhas, folderes e documentários sobre direitos de idosos e bem-estar; realizar rodas de conversa em espaços públicos.
Da cidade do Rio de Janeiro, o site 50emais.com.br foi criado pela jornalista Maya Santana para divulgar e debater as questões do envelhecimento. Com o slogan “Vida Adulta Inteligente”, tem como foco a quebra de estigmas e preconceito, valorização da pessoa idosa, saúde, qualidade de vida, literatura, exemplos positivos e mais.
De São Paulo, a plataforma Minha Idade Não Me Define reúne conteúdo para o público sênior sobre maturidade, qualidade de vida, envelhecimento e educação para a longevidade. Atua no combate a todas as formas de preconceito etário e na construção de uma comunidade ativa para reinventar a velhice.
Em São Paulo, o coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação atua em Cineclubes mediando debates para diversos públicos, incluindo idosos. Os cineclubes possibilitam reuniões e debates sobre filmes para o aprofundamento de temas contemporâneos e desenvolvimento da leitura crítica da cultura midiática como um todo. O combate ao etarismo é incentivado por meio da valorização da participação de todos os participantes nos debates. Os cine-educadores do coletivo Janela Aberta são preparados para mediar debates sobre filmes em diversos contextos, estimulando a troca de percepções e promovendo a livre expressão de ideias.
Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil