Um casal de idosos dançam de mãos dadas

8

Democratização da Cultura e do Lazer

Iniciativas que reconhecem a importância do lazer e os benefícios do engajamento via experiências culturais, como a sociabilização e vivências na comunidade.
Mapa região sudeste do Brasil

Em Bangu, Rio de Janeiro, a Associação Chama do Amor Bangu – ACAB tem como objetivo principal promover o bem-estar físico e mental de pessoas idosas, bem como facilitar a interação social e a conexão entre elas. Organiza atividades sociais e recreativas, proporcionando atividades de exercícios e dança, pois é fundamental para manter a saúde física e promover a mobilidade. Além disso, promove a inclusão social por meio da cultura, oferecendo acesso a espetáculos culturais gratuitos, favorecendo a saúde e o bem-estar da comunidade.

Mapa região sudeste do Brasil

De Santos, São Paulo, o site Divertidosos foi criado com o propósito de atualizar, informar, divertir e incluir digitalmente a pessoas 60+. Acredita no binômio tecnologia & socialização. Através da tecnologia, as pessoas idosas se encontram e quando fazem seus passeios, socializam: assistem a um filme, visitam um museu, fazem alongamento na Pinacoteca, passeiam de Escuna, visitam a Praticagem, participam de eventos, adquirem cultura, fazem turismo, aprendem, ensinam, compartilham conhecimento, tomam um café e colocam o papo em dia. O site ainda disponibiliza o serviço Diverte50+, que organiza eventos, viagens e passeios em Santos, com foco no público 50+.

Mapa região sudeste do Brasil

Na cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa Participação Sociocultural da População Idosa tem por objetivo analisar como as vivências socioculturais interferem na qualidade de vida e na participação social da população idosa. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa inclui entrevistas a partir de roteiros semiestruturados, contemplando as concepções acerca do que as pessoas idosas consideram como atividades culturais, a frequência aos espaços e os fatores que as aproximam e as afastam das vivências em equipamentos culturais da cidade. A pesquisa é realizada no Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil
Pular para o conteúdo