Iniciativas que contribuem para a empregabilidade, geração de trabalho e renda, atuando tanto no aprendizado contínuo e requalificação de pessoas acima de 50 anos quanto na atualização de legislação e mudança de mentalidade junto a empregadores e ao mercado em geral.
Baseada na cidade de São Paulo com atuação em nível nacional, a LaboraTech oferece “squads as a service” para apoiar e acelerar o crescimento de organizações, a partir de tecnologia, novas jornadas de trabalho e talentos seniores. Sua causa é a inclusão produtiva em escala de pessoas acima de 50 anos. Para tanto, a Plataforma Labora promove o reskilling, que ativa as potências de seniores, aliado à tecnologia que torna o trabalho mais flexível, inclusivo e gerador de saúde integral de forma mensurável. A Labora conta ainda com a Liga Labora, que mobiliza empresas aceleradoras de mudanças, parceiros, embaixadores e agentes de mudança para gerar conhecimento qualificado, pautar e acelerar a inclusão geracional no futuro do trabalho.
Baseada na cidade de São Paulo com atuação em nível nacional, a Talento Sênior conecta o talento de profissionais com mais de 45 anos a empresas que precisam de soluções fornecidas por esses profissionais, em modelos inovadores de contratação, com acompanhamento do início ao fim. A Talento Sênior ainda inova ao oferecer oficina que transforma o Curriculum Vitae dos 45+ em Portfolio de Serviços, com uso de Inteligência Artificial, que ajuda na formatação do conhecimento e da experiência tendo como foco o modelo Talent As A Service.
Com atuação em nível nacional, o Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho, criado em 2020, é uma iniciativa empresarial voltada ao debate e fortalecimento das políticas de diversidade etária nas organizações. As empresas signatárias aderem a seis compromissos que direcionam seu comprometimento com os avanços necessários para a promoção de um futuro do trabalho que contemple todas as pessoas. Um desses compromissos é estimular a convivência intergeracional saudável nas empresas, desenvolvendo ações para a construção de um ambiente de trabalho inclusivo e livre de etarismo. Realiza encontros teóricos, ações de benchmarking, networking e compartilhamento de conhecimentos do mercado, academia e governo.
Baseada na cidade de São Paulo, a startup Maturi é representante oficial no Brasil do programa Certified Age Friendly Employer (CAFE), do norte-americano Age Friendly Institute, fortalecendo as práticas de inclusão nas organizações. Anualmente, realiza o MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil.
Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil