Uma senhora idosa auxilia a plantação de uma árvore, com um grupo de quatro jovens

22

Sustentabilidade e Educação Socioambiental

Iniciativas que contribuem para a conscientização e educação socioambiental e para desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Mapa região sudeste do Brasil

De Botucatu, São Paulo, com atuação também nos estado do Piauí, Bahia, Maranhão e Pará, o Instituto Floravida possui a missão de contribuir com a transformação socioambiental das comunidades inseridas em suas iniciativas, promovendo a educação em defesa da vida. Seus programas contemplam iniciativas de bioeconomia, educação, saúde coletiva, conservação de flora e fauna e desenvolvimento territorial. Entre eles, o programa Coletivo 60+ é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) que mantém ampla articulação com a rede Socioassistencial do Município, com o Sistema de Garantia de Direitos e com outras políticas setoriais. Visando parcerias com outros agentes e instituições possibilitando a ampliação das atividades oferecidas, bem como a diversificação de temas trabalhados, especialmente os relativos às políticas de saúde, educação socioambiental e cultura, como campanhas educativas e preventivas.

Mapa região nordeste do Brasil

Na Lagoa do Itaenga, em Pernambuco, o Projeto Verdeporto – Idosos e Meio Ambiente tem o objetivo de envolver pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento e na arborização da cidade, recuperando áreas degradadas, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Tem o compromisso com mobilizações educativas no território turístico do Complexo de Suape e prevê o reflorestamento de áreas, com o plantio de 10mil mudas de árvores nativas por ano.

Mapa região nordeste do Brasil

Em Recife, Pernambuco, o SERTA , Serviço de Tecnologia Alternativa, trabalha com 600 pessoas idosas com ênfase na agricultura urbana, que chegou como uma necessidade de valorização da vida nos aspectos social, econômico, cultural e acima de tudo ambiental. As ações do Projeto Vida Saudável nos Morros desenvolvem ações educativas sobre agricultura urbana orgânica, segurança alimentar e qualidade nutricional com idosos e suas famílias por meio da implementação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias, promovendo a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de renda e o protagonismo de idosos das comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, no Recife. Além de abordar os desafios da população idosa, com atividades de fomento ao envelhecimento ativo, estrutura feiras agroecológicas para comercialização do excedente da produção dos quintais produtivos e hortas comunitárias, garantindo a geração de renda e a socialização das pessoas idosas.

Mapa região nordeste do Brasil

Na Lagoa do Itaenga, em Pernambuco, a Associação Centro Cultural Raio de Luz desenvolve ações, articulações e projetos sociais que favoreçam o resgate e a vivência dos valores culturais, da cidadania, da organização comunitária, da preservação do meio ambiente e da mobilização dos indivíduos. O projeto Reciclar Como Direito de mobilização socioambiental é dirigido à população idosa e promover a conscientização e ações práticas sobre o cuidado com o meio ambiente, com oficinas sobre gestão de resíduos sólidos, reciclagem, e outras atividades relacionadas à sustentabilidade, todas pensadas para os 60+.

Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil
Pular para o conteúdo