Senhor idoso está sentando no banco da praça. Ele usa chapéu e bota

24

Velhices Rurais

Iniciativas que contribuem para melhorar acesso a saúde, renda e participação para pessoas idosas em comunidades rurais.
Mapa região nordeste do Brasil

Em Salvador, na Bahia, o IMMEL – Instituto Para Um Mundo Melhor organizou, construiu e entregou mais de 1.200 casas para agricultores familiares, indígenas e quilombolas em municípios do estado da Bahia pelo PNHR-Programa Nacional de Habitação Rural do Ministério das Cidades. Além da Habitação de Interesse Social atua no Ensino Profissionalizante (Projeto Profissão Mulher) e na Geração de Trabalho e Renda.

Mapa região nordeste do Brasil

Em Lagoa de Itaenga, em Pernambuco, a Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), reúne agricultores e agricultoras familiares com participação ativa na produção e comercialização de produtos agroecológicas. Procura romper com o passado histórico de pobreza e exclusão social das comunidades rurais da Zona da Mata pernambucana, contribuindo diretamente com o desenvolvimento sustentável, promovendo a agroecologia e estimulando comunidades do campo a atuarem no controle social e no exercício da sua cidadania plena. Mantém o projeto Nos Trinques, que vincula a política nacional da pessoa idosa com o desenvolvimento sustentável. Mobiliza pessoas idosas – consumidores urbanos e agricultores familiares – para que abracem a Agroecologia como caminho para uma velhice saudável, com melhoria da renda, da saúde, da segurança alimentar. A proposta é implantar nas feiras orgânicas espaços de aprendizagem e mobilização social, para pessoas idosas e seus familiares.

Mapa região nordeste do Brasil

Em Trachunhaém, em Pernambuco, a Associação das Mulheres de Tracunhaém (AMUT) surgiu a partir da organização de um grupo mulheres, que se reuniu pela primeira vez no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tracunha. Seu objetivo é promover o bem-estar social, desenvolvendo ações integradas com as comunidades urbana e rural e defender os interesses das mulheres. É assessorada por uma Coordenação Colegiada e por Educadoras Sociais. Há mais de uma década tem dedicado esforços para qualificar e formar mulheres no estado de Pernambuco.

Conheça mais inovações contribuindo para repensar o envelhecimento no Brasil
Pular para o conteúdo